Watchmen

Marcadores: , ,



Zack Snider é um cara de sorte. Depois de despontar como um talento promissor com Madrugada dos Mortos, ele conseguiu a façanha de transpor os quadrinhos de Frank Miller para o cinema com uma fidelidade inacreditável e ao mesmo tempo sem afastar os espectadores que não sabem nada de quadrinhos, com 300. Em uma progressão raramente vista no mundo do cinema, caiu sobre seu colo a responsabilidade de adaptar Watchmen para a telona.
Para os incautos, Watchmen é simplesmente considerada a maior história em quadrinhos de todos os tempos. Escrita por Alan Moore em 1985 e ilustrada por Dave Gibbons, a graphic novel é uma obra cheia de superlativos, todos eles positivos. Ao desmistificar o universo dos super-heróis, Alan Moore teceu uma teia de conspirações, sonhos despedaçados, violência e política, onde nada nem ninguém é o que parece. Trabalhando com os personagens da extinta editora Charlton Comic (absorvida pela DC Comics, hoje DC Entertainment), o escritor não poupa o leitor ao contar a história da investigação do assassinato de um vigilante mascarado conhecido como Comediante. O investigador é Roscharch, de longe o melhor personagem da trama, que utiliza métodos bem ortodoxos para chegar ao seu objetivo. O fato é que tem alguém matando ex-super-heróis, e cada morte está ligada a algo grandioso, uma ameaça global que nem mesmo o mais poderoso dos heróis, Dr. Manhattan, poderá deter.
Mas falando do filme, Zack Snider fez um trabalho primoroso, incrivelmente fiel à obra original, respeitando falas clássicas da graphic novel, reproduzindo com exatidão religiosa os cenários (estão lá o restaurante Gunga Diner, a banca de jornais e até o hidrante) e criando um clima de tensão e violência sem parecer apelativo. Mesmo alterando dramaticamente o clímax, não dá pra sair da sessão desapontado, pois a alteração faz todo sentido se observarmos o filme como um todo. No fim, fica a sensação de que assistimos um dos melhores - se não o melhor - filmes de super-heróis de todos os tempos. Digo um dos melhores, porque a comparação com O Cavaleiro das Trevas é algo muito difícil de fazer.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails