Comédias que fazem pensar

Marcadores: , ,

Quem me conhece sabe: eu odeio As Branquelas, O Pequenino ou qualquer outra comédia apelativa e sem graça que Hollywood (ou os irmãos Wayans) tenha lançado desde sempre. Aliás, nos últimos tempos tenho me afastado de quase todas as comédias americanas com que me deparo. É que tenho dificuldade em achar graça de situações inverossímeis e de constrangimento geral. As exceções são os filmes que fazem rir sem perder o bom senso, que contam histórias que sejam divertidas e sensíveis ao mesmo tempo. Incluo como exemplo os filmes produzidos e (ou) dirigidos por Judd Apatow, como Ligeiramente Grávidos, Ressaca de Amor, Tá Rindo do Quê? e outros.
Mas ontem estava com sorte. Assisti a duas das melhores comédias românticas do ano passado: (500) Dias Com Ela e Adventureland (que eu me recuso a chamar pelo título dado no Brasil, Férias Frustradas de Verão).
(500) Dias Com Ela não apenas é sensível, como não se considera uma história de amor. Isso porque trata do tema "garoto-conhece-garota" sob outro ponto de vista. A verdade é que às vezes o relacionamento não dá certo simplesmente porque não é para ser. Tom (Joseph Gordon-Levitt) é formado em arquitetura mas ganha a vida escrevendo cartões. Ele passa o dia com os fones de ouvido tocando rock. Quando conhece Summer (a linda Zooey Deschanel, de Sim, Senhor), a empatia vai aos poucos se tornando em uma paixão daquelas que nos fazem acreditar que vai durar para sempre. A narrativa não-linear já mostra desde o começo como tudo vai acabar, e o interessante é que pela primeira vez, o protagonista não tem ideia do porquê do fim de tudo. Com falas beirando a genialidade e toques de surrealismo (como a cena que evoca os musicais da Broadway), o diretor Marc Webb fez de (500) Dias Com Ela a comédia romântica ideal para tentar entender as razões do amor e os motivos que fazem com que se acabe.
Adventureland (procure na locadora como Férias Frustradas de Verão, pois é) trata do sentimento de inadequação que todo mundo tem quando passa da adolescência à idade adulta. O protagonista sai do colégio pronto para ganhar o mundo, ir à Europa e depois à universidade, mas se depara com a dura realidade da vida como ela é. Sem o dinheiro do pai, que ganha pouco, ele se vê forçado a trabalhar e aceita um emprego em um parque de diversões na temporada do verão. O parque, Adventureland, não traz tantas emoções para James (Jesse Eisenberg, de Zumbilândia) como a vida real, que inclui uma garota problemática mas muito sensível (Kristen Stewart, de Crepúsculo, mostrando que sabe atuar), um amigo desiludido com a vida e uma outra garota mostrando que beleza não é sinônimo de caráter. O filme do mesmo diretor de Superbad - É Hoje, Greg Motolla, é uma comédia com significado, cheia de nostalgia (a história se passa em 1987), que mostra com propriedade a dureza que é a entrada neste mundo dos adultos. Vale a pena, só não diga para os amigos que assistiu a Férias Frustradas de Verão, ou vai parecer mais uma comédia descerebrada dos irmãos Wayans.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails