Pequeno Dicionário de "Cinemês"

Marcadores: , , , , , ,

Quem lê meus textos sobre cinema mas não compartilha da minha "nerdice", provavelmente deve se perguntar sobre termos relacionados a essa arte que só quem é muito cinéfilo deve entender. Pensando nisso resolvi explicar alguns destes termos nesta nova seção do blog, Pequeno Dicionário de "Cinemês". Você pode participar, enviando dúvidas que responderei em futuras postagens. E para inaugurar...

O que é BLOCKBUSTER?
Essa é fácil. Chama-se de blockbuster (arrasa-quarteirão) toda superprodução, aquele filme feito para arrebentar nas bilheterias, mesmo que sua qualidade seja discutível. Muita baboseira já foi cuspida nos cinemas em nome do capital. Dá para lembrar de vários exemplos:
Transformers: A Vingança dos Derrotados - Este exemplo perfeito de blockbuster sem nenhuma alma é um verdadeiro amontoado de barulho, metal se colidindo contra metal, explosões e cenas de ação em câmera lenta. Com um fiapo de história, são duas horas de um turbilhão de imagens quase ininteligíveis.  É quase impossível compreender quem está lutando contra quem, tamanho o número de novos robôs que têm sua estreia em Hollywood. Apesar de ter sido humilhado pela crítica, o público abraçou e fez valer todo o investimento. O filme realmente arrasou quarteirões, com uma bilheteria de quase 1 bilhão de dólares em todo o mundo, abrindo espaço para um terceiro filme. Pode-se esperar tudo o que foi descrito acima, em dose tripla. Ai, ai, ai.
Claro que também há blockbusters que trazem uma boa história e arrebatam não apenas o público, mas também a crítica, tornando-se verdadeiros clássicos. ...E O Vento Levou talvez seja o exemplo máximo disto. Concebido para gerar grandes lucros, o filme passou pelas mãos de três diretores, mas foi o empenho e a obstinação de seu produtor, David O. Selznick, que fizeram com que o filme se tornasse o pai de todos os clássicos arrebatadores.
Mas o termo blockbuster foi primeiramente usado para se referir a Tubarão, de Steven Spielberg. Muitos outros vieram, e certamente podemos até pensar em uma futura lista dos melhores blockbusters da história. Vamos adiante.

O que é um MACGUFFIN?
Um MacGuffin é um objeto que não têm a menor importância para quem assiste ao filme, mas pode ser imprescindível para a personagem da trama. Por exemplo, o que há dentro da arca perseguida por Harrison Ford em Os Caçadores da Arca Perdida, ou a misteriosa maleta pretendida por meio mundo de bandidos e por Robert De Niro em Ronin, ou que tal o pé de coelho buscado por Ethan Hunt (Tom Cruise) em Missão: Impossível III. Muita gente ficou intrigado com a caixa da FedEx que Tom Hanks nunca abriu em Náufrago; isso é um MacGuffin.
O termo (e o uso para ele) foi inventado pelo mestre do suspense, Alfred Hitchcock, que o usou inúmeras vezes em seus filmes como elementos da história que trazem mais tensão e mistério ao universo de determinado personagem, como o dinheiro que é roubado pela personagem de Janet Leigh em Psicose, que não é importante para a trama, que se concentra no famoso Motel Bates, mas é fundamental para ela. Outro exemplo em um filme de Hitchcock é a maleta de Intriga Internacional (North by Northwest, EUA, 1959); ninguém saberá qual é seu conteúdo, mas todos se importam. Neste último caso, o MacGuffin é o estopim da trama.

Por hoje é só. Mais "cinemês" nos aguarda na próxima edição de... Pequeno Dicionário de "Cinemês"

Agradecimentos pelo verbete MacGuffin: André Leite, no leiteblog.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails