O Novo Cinema Asiático

Marcadores: , , , , ,

Não é de hoje que o cinema asiático produz obras memoráveis e duradouras. Basta lembrar do japonês Akira Kurosawa, ou do chinês John Woo, cuja melhor fase foi a dos filmes feitos em Hong-Kong. Mas novos filmes produzidos por lá estão chegando ao público ocidental, mostrando-se um cinema forte e de muita qualidade. Tenho visto alguns deles, e selecionei dois que comento aqui. Vamos a eles.

Mother - A Busca Pela Verdade
 Bong Joon-ho tem se provado um dos cineastas mais inventivos dos últimos tempos a surgir não apenas no cinema sul-coreano, mas em todo o mundo. Seu último filme, O Hospedeiro, é um conto de terror que faz com que cada personagem importe, tornando-o um filme de gênero-fora-do-gênero, misturando com sucesso comédia, drama e muitos sustos.
Em  Mother - A Busca Pela Verdade, Joon-ho entrega um excelente filme seguindo na melhor tradição do suspense de Alfred Hitchcock com o toque dramático de Clint Eastwood.
O filme traz a história de uma mãe cujo filho tem problemas mentais, e é acusado de ter assassinado uma jovem estudante. Com seu filho atrás das grades e a polícia dando o caso por encerrado, ela inicia uma investigação por conta própria para descobrir o verdadeiro assassino, chegando a um dos clímax mais tensos do cinema recente. Com um final surpreendente, atuações memoráveis e cenas conduzidas com muita habilidade, Mother é um filme que fica na memória do espectador por um bom tempo.

Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar
Falar de cinema asiático contemporâneo e não falar da de Hayao Myazaki é impossível. Sua obra é ampla e fortíssima, sendo considerado o Walt Disney da terra do sol nascente. Vencedor do Oscar com A Viagem de Chihiro e autor de obras-primas como Princesa Mononoke e Meu Vizinho Totoro, Myazaki é um gênio, venerado pelas mentes criativas (e americanas) da Pixar, só para citar um exemplo. Seu filme mais recente, Ponyo, lançado no Brasil depois de dois anos de espera, é um espetáculo de cores e música, com imagens de uma beleza arrebatadora, e uma história de amor entre duas crianças contada com pureza e muita poesia. Ponyo é uma princesa peixinho-dourado, que foge do pai e vai parar na superfície, onde conhece Sosuke um esperto menino de cinco anos. Ao conhecê-lo, Ponyo decide se tornar humana, mas sua decisão pode trazer consequências devastadoras para todo o planeta. O filme é perfeito para se introduzir na obra magnífica de Myazaki, um conjunto de animações inesquecíveis.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails