Estou Aqui - Um Curta de Spike Jonze

Marcadores: , , , , , , ,

Spike Jonze tem gradualmente se firmado como um dos cineastas mais criativos de sua geração. É dele a direção de Quero Ser John Malkovich e Onde Vivem os Monstros, filmes que lidam com universos surreais, mas que dizem algo sobre nosso próprio universo.
Em Estou Aqui (I'm Here, EUA, 2010), um curta patrocinado pela marca de vodka Absolut, Jonze não abre mão de sua característica e conta uma bela história de amor. E já que estamos falando de um mundo fora do comum, esta história é entre dois robôs.
Sheldon (Andrew Garfield, o novo Homem-Aranha nos cinemas) é um robô bibliotecário que vive sua vida sem nenhuma novidade. Sua rotina é ir de casa para o trabalho e do trabalho para casa. A decoração de seu apartamento reflete bem sua existência: vazia, sem cores nem nada que a torne mais interessante. Tímido e retraído, ele conhece Francesca (Sienna Guillory), uma robô com aparência (e personalidade) feminina cujo senso de liberdade logo o contagia. Eles iniciam uma amizade que logo se transformará em amor. Um amor que será capaz de abrir mão de tudo para ver o outro feliz.
Interessante notar que em Estou Aqui nenhuma cena é despropositada, cada imagem reflete um retrato de uma sociedade igualmente vazia. Quando estão em cena, os humanos raramente têm voz, e quando têm, a usam para criticar os robôs, embora aparentemente a convivência entre robôs e humanos seja pacífica. Pode-se argumentar o contrário, quando Francesca chega na casa de Sheldon sem uma perna. Não são dadas explicações sobre o que houve, então a pergunta fica no ar.
Estou Aqui é um filme belíssimo, com uma trilha sonora doce e cheia de poesia, efeitos especiais muito criativos e uma fotografia que privilegia a clareza do sol em momentos românticos e a cor acinzentada da penumbra do vazio.
Um filme para ver e rever, uma produção que permanecerá na memória por um bom tempo.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O TORRENT E A LEGENDA

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails