O Velho e o Mar

Marcadores: , , , , ,

Há tempos que ouvia falar de Ernest Hemingway, romancista estadunidense, Prêmio Nobel de Literatura em 1954, grande nome da prosa norte-americana. Na faculdade o professor de literatura em língua inglesa já mencionou sua obra, tendo citado livros como este O Velho e o Mar (Bertrand Brasil, R$ 18,90). Publicado pela primeira vez em 1952, o livro tornou-se best-seller e foi decisivo na escolha de Hemingway para o Nobel.
O Velho e o Mar conta a história de um pescador que, depois de 84 dias sem apanhar um só peixe, acaba fisgando um de tamanho descomunal, que lhe oferece inusitada resistência e contra cuja força tem de opor a de seus braços, do seu corpo, e, mais do que tudo, de seu espírito.
Uma pequena pérola da literatura mundial, a obra fisga - aproveitando o tema - o leitor de maneira que não se consegue parar até descobrir como Santiago (o velho pescador) conseguirá derrotar o enorme peixe que mordeu sua isca. Há momentos em que Hemingway destila poesia, refletindo sobre a finitude da vida, os sonhos nunca realizados e a força do espírito humano.
"O vento é nosso bom amigo, seja lá como for", pensou [Santiago]. "Às vezes", acrescentou em seguida. "E o grande mar, com os nossos amigos e inimigos. E a cama", acrescentou em pensamento. "A cama é minha amiga. De cama é que eu preciso. Espero por ela com uma grande impaciência. É fácil quando se está vencido", pensou o velho pescador. "Eu nunca tinha sido derrotado e não sabia como era fácil. E o que me venceu?", pensou ele. "Nada". Disse em voz alta. "Fui longe demais".
Não há como esquecer da amizade entre Santiago e Manolin, um garoto que está dando seus primeiros passos como pescador. O respeito e a admiração existente entre os dois é marcante, bem como a reação emocionada de Manolin quando Santiago retorna após 84 dias no mar.
Hemingway criou um conto eterno sobre a relação do homem com o mar, com seu próximo; uma história envolvente e de fácil leitura; uma narrativa magnífica; uma obra-prima inegável, coroada com frases memoráveis, como: "Este peixe é meu irmão, mas tenho que matá-lo."

Santiago e seu adversário quase imbatível

Adaptações para o cinema
Alguns filmes já adaptaram O Velho e o Mar, sendo os mais famosos a produção de 1958, com Spencer Tracy no papel de Santiago; e o curta-metragem de animação de Alexsander Petrov produzido na Rússia, lançado em 1999, e ganhador do Oscar no ano seguinte.
O filme com Spencer Tracy é uma obra de contemplação, talvez a maior atuação do grande ator, que foi casado com Katharine Hepburn.
O curta de animação é simplesmente lindo, e está disponível no YouTube (sem legendas e falado em inglês - clique AQUI para ver). A técnica utilizada por Petrov é tão perfeita e diferente que tem-se a impressão de que se estar vendo uma aquarela animada, viva.

Como se vê, Ernest Hemingway não apenas criou uma obra-prima da literatura, como inspirou outros autores a criarem suas pequenas pérolas sobre O Velho e o Mar. Desfrute você também.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails