Palpites para o Oscar 2011 - Parte 1

Marcadores:

Todo ano é a mesma coisa. Assim que saem as indicações para o maior prêmio do cinema mundial, cinéfilos de todo o planeta começam a fazer suas previsões sobre quem serão os grandes vencedores. Comigo não é diferente. Apesar de sempre ter feito essas 'previsões' em particular, eu nunca havia escrito um texto a respeito. Mas este ano não resisti, já que acertei todas as indicações a melhor filme; quem sabe não acerto também nos premiados de algumas categorias, isso seria legal. Aí vão as indicações e minhas análises sobre quem considero os favoritos aos prêmios:

Melhor Filme
O Vencedor
Minhas Mães e Meu Pai
Inverno da Alma
O Discurso do Rei

Uma das listas de indicados com o maior número de excelentes filmes dos últimos anos, a seleção deste ano traz ótimas opções para o público, com os mais variados gêneros. Com todo o barulho e aclamação dos críticos, A Rede Social saiu na frente, ao ganhar o prêmio dos críticos no Critics' Choice; uma semana depois foi a vez de O Discurso do Rei vencer na categoria Melhor Filme - Drama no Globo de Ouro, colocando o filme de época no páreo. A briga será entre estes dois, apesar de Cisne Negro e Bravura Indômita correrem por fora. Opinião do blogueiro: a estatueta vai para O Discurso do Rei, filme com mais 'cara de Oscar' dentre os indicados.
Oscar do blogueiro: em um mundo perfeito, Toy Story 3 seria o ganhador. Afinal, trata-se de um filme perfeito.

Melhor Ator
Javier Bardem - Biutiful
Jesse Eisenberg - A Rede Social
Jeff Bridges - Bravura Indômita
Colin Firth - O Discurso do Rei
James Franco - 127  Horas

Muitos analistas apontam o favoritismo amplo de Colin Firth, no papel do rei George VI em O Discurso do Rei. Ainda não assisti o filme, mas com tantas críticas positivas, e toda comoção com a atuação de Firth, o ator é provavelmente quem já tem o jogo ganho. Vale a pena lembrar, entretanto, que os críticos não votam no Oscar, apenas os membros da Academia, que são profissionais da produção cinematográfica, aqueles que já foram indicados ao prêmio anteriormente. Neste caso, Jeff Bridges pode sonhar com sua segunda estatueta (ano passado ele ganhou por Coração Louco), já que é um dos atores mais queridos por seus colegas de Hollywood, sem desmerecer seu trabalho fantástico em Bravura Indômita, como o xerife bêbado Rooster Cogburn, que entra em território indígena para capturar um assassino. Opinião do blogueiro: e o Oscar vai para... Colin Firth! Oscar do blogueiro: gosto do Colin Firth, sou fã do Jeff Bridges, mas basta assistir a 127 Horas que a torcida vai para James Franco!

Melhor Atriz
Annette Bening - Minhas Mães e Meu Pai
Nicole Kidman - Reencontrando a Felicidade
Jennifer Lawrence - Inverno da Alma
Natalie Portman - Cisne Negro
Michelle Williams - Namorados Para Sempre

Segundo analistas, a batalha pela estatueta se dará entre Annette Bening e Natalie Portman, com a última saindo na frente por ter vencido o prêmio dramático no Globo de Ouro; Annette também foi a vencedora na categoria Comédia/Musical na mesma premiação, mas papéis cômicos não costumam vencer. A Academia historicamente prefere atuações femininas mais dramáticas. Neste quesito, a atuação de Natalie Portman como a bailarina obcecada pela perfeição em Cisne Negro é simplesmente arrebatadora. Opinião do blogueiro (e Oscar do blogueiro): justiça deve ser feita, com o prêmio indo para Natalie Portman.

Melhor Ator Coadjuvante
Christian Bale - O Vencedor
Jeremy Renner - Atração Perigosa
John Hawkes - Inverno da Alma
Geoffrey Rush - O Discurso do Rei
Mark Ruffalo - Minhas Mães e Meu Pai

Há um tempo que Mark Ruffalo tem apresentado ótimas atuações, como em Ensaio Sobre a Cegueira, mas desta vez é provável que Geoffrey Rush, como o técnico vocal de O Discurso do Rei, conquiste o segundo Oscar da carreira (o primeiro foi por Shine - Brilhante, como Melhor Ator). O único outro indicado que aparece como possível estraga-prazeres de Rush é Christian Bale, que rouba a cena em O Vencedor, como o antigo campeão de boxe que treina seu irmão para seguir o mesmo caminho. Opinião (e Oscar) do blogueiro: não posso ser irresponsável, já que ainda não assisti a nenhum dos dois filmes, mas assim que assistir, atualizarei este post e apontarei meu favorito!

Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams - O Vencedor
Melissa Leo - O Vencedor
Helena Bonham Carter - O Discurso do Rei
Hailee Steinfeld - Bravura Indômita
Jacki Weaver - Reino Animal

Talvez a categoria com maior indefinição seja esta, que conta com duas atrizes indicadas pelo mesmo filme, e uma revelação que se mostra muito talentosa: Hailee Steinfeld, a jovem de 14 anos que demonstra imenso talento como a menina que contrata Jeff Bridges para capturar o assassino de seu pai. Oscar do blogueiro: gostaria muito de ver Hailee Steinfeld subir ao palco. Dá para pensar que estou sonhando demais, mas basta lembrar da vitória de Anna Paquin, que em 1994, aos onze anos, foi a vencedora na categoria por O Piano.

Na segunda parte deste artigo, analisaremos as categorias Direção, Roteiro Adaptado e Roteiro Original. Não perca!
 

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails