Cinema Paradiso (da Série 1001 Filmes)

Marcadores: , , , ,

Um filme que aquece o coração. É assim que eu descreveria Cinema Paradiso (Nuovo Cinema Paradiso, Itália, 1988), um dos mais belos filmes de todos os tempos. O tempo passa, inúmeras produções são lançadas todas as semanas, mas ainda uma sessão desta obra-prima de Giuseppe Tornatore é capaz de trazer lágrimas aos olhos dos mais desalmados espectadores.
O filme conta a história de Salvatore "Totó" Di Vita, um cineasta famoso em Roma que recebe a notícia da morte de um certo Alfredo. Totó então se lembra de sua infância em um vilarejo siciliano, de sua amizade com o projetista do cinema local, o Paradiso, cujo nome era Alfredo. A história acompanha vários anos da vida de Totó: a infância como um menino apaixonado pelo cinema, pela arte da projeção; a adolescência de um Totó que descobre o amor, ainda que proibido; a vida adulta, como um homem que mesmo bem-sucedido, descobre-se com saudades de um tempo mais puro.
Cinema Paradiso é uma verdadeira homenagem a uma época que não volta mais, quando o cinema era a diversão favorita dos moradores de vilarejos e cidadezinhas. O filme é uma sucessão de personagens adoráveis, que tornam a experiência de vê-lo inesquecível. O padre que assiste os filmes antes de todos e exige que Alfredo corte todas as cenas de beijo; o casal que se forma durante as sessões; o homem que só vai ao cinema para dormir; o morador da vila que ganha na loteria e compra o Paradiso. Todos figuras fantásticas, que conduzem o espectador em uma jornada de nostalgia e emoção.
Como se tudo isso não bastasse, Giuseppe Tornatore encerra seu clássico moderno com uma das cenas mais  emocionantes de toda a história (assista e diga se não é verdade), sempre ao som de uma trilha sonora mágica composta pelo mestre Ennio Morricone - o tema de amor entre Totó e Elena está entre os mais belos de todos os tempos (ouça o tema AQUI).
Por tudo isso, Cinema Paradiso merece ser visto e revisto, e é digno de todos os prêmios que recebeu pelo mundo, sendo premiado também com o Oscar de Filme Estrangeiro. Nada mais justo.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails