Ótimos Filmes Fora de Hollywood

Marcadores: , , ,

Indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Incêndios e Em Um Mundo Melhor (este sendo o vencedor na categoria) são obras cinematográficas de altíssima qualidade, e com grande relevância na abordagem de temas dos tempos modernos. Vamos a eles:
Incêndios (Canadá, 2010) - O filme de Dennis Villeneuve conta a história de dois irmãos gêmeos canadenses, filhos de uma libanesa que ao morrer deixa um testamento que lhes confere uma missão: encontrar o pai que eles consideravam como morto, e seu irmão, este um completo desconhecido, cuja existência torna-se uma surpresa para eles. A partir da busca primeiro da irmã, Jeanne, e depois do relutante irmão Simon, o filme nos leva até o Líbano, onde muitos segredos serão revelados sobre o passado de sua família. Segredos que levam Incêndios a um dos finais mais surpreendentes e estarrecedores desde que Bruce Willis descobriu estar morto em O Sexto Sentido. Com uma narrativa contada em retalhos, o espectador é convidado a montar o quebra-cabeça do roteiro, que vai e vem no tempo sem comprometer a compreensão da trama e ao mesmo tempo sem subestimar a inteligência da audiência - com letreiros indicando local e data da cena, por exemplo. O trio de protagonistas está primoroso, com destaque para Lubna Azabal, no papel da mãe, Nawal Marwan; a atriz mostra-se brilhante como a mulher vítima de seu destino, que se mostra determinada a lutar pelo que é justo. Incêndios não levou o prêmio da Academia, mas mostrou-se um fortíssimo concorrente. Mas isso não diminui a importância do filme, que expõe temas relevantes para os tempos atuais: os costumes religiosos fundamentalistas, a violência sofrida pelas mulheres nos países muçulmanos e a luta pela liberdade em países assolados por governos autoritários.

Em Um Mundo Melhor (Dinamarca, 2010) - Dirigido por Susane Bier, o vencedor do Oscar deste ano na categoria Melhor Filme Estrangeiro é impactante e hipnótico. Começa mostrando o trabalho de um dos protagonistas, Anton, médico em algum país africano, atendendo pacientes em condições precárias, e tomando conhecimento de um chefe do crime que apavora mulheres grávidas da região e as abre para saber o sexo dos bebês. Ao deixar a clínica improvisada, Anton sempre tem seu caminhão acompanhado de várias crianças, sorrindo e gritando. O olhar do médico para essas crianças e a câmera de Susane Bier dá alguma esperança de que um mundo melhor é possível.
Corta para a Dinamarca, país de Anton, onde encontramos seu filho, Elias, que sofre de bullying na escola, sendo humilhado e apelidado. Sua vida começa a mudar quando ele conhece Christian, novato no colégio, que se tornará seu amigo. Mas esta será uma amizade que pode se tornar perigosa.
As vidas das famílias de Christian e Elias se cruzarão, e o fim desta história pode não ser tão esperançoso quanto sugere o título - inclusive o original, cuja tradução seria "Paraíso".
Um drama poderoso, Em Um Mundo Melhor mostra a estagnação com que algumas pessoas enfrentam seus problemas, e como outras pessoas mostram que violência só gera violência. Vale muito a pena assistir.


0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails