Terra Nova: Spielberg! Dinossauros! Ação!

Marcadores: , , , ,

Esperada por muitos fãs de séries de ficção científica, a nova série com produção executiva de Steven Spielberg, Terra Nova, estreou ontem (10 de outubro) no Brasil, com a exibição de um episódio duplo pelo canal Fox. A história começa no ano 2149, e logo de cara vemos que nosso planeta está morrendo. As pessoas precisam andar pelas ruas com máscaras de oxigênio para minimizar os danos respiratórios. A única chance se salvar a humanidade encontra-se na descoberta de uma fenda no tempo que tem como destino final o passado remoto do planeta, 85 milhões de anos atrás, quando os dinossauros dominavam o território.
Decide-se então enviar pessoas para o passado afim de estabelecer uma colonização, onde a humanidade poderá recomeçar do zero. 
E é para a primeira colônia, Terra Nova que migra a família Shannon. Jim Shannon (Jason O'Mara) é um pai devotado que guia sua família neste novo mundo repleto de belezas ilimitadas, mistérios e terror. Sua esposa, Elizabeth, (Shelley Conn), é cirurgiã e integra o grupo médico de Terra Nova. Entre os filhos do casal está Josh (Landon Liboiron), um garoto de 17 anos que sente ter de abandonar sua antiga vida, mas se vê imediatamente atraído pela bela Skye (Allison Miller). Jim e Elizabeth também são pais de Maddy (Naomi Scott), uma adolescente de 15 anos que espera encontrar em Terra Nova a oportunidade de se reinventar. Embora os conhecimentos médicos de Elizabeth garantam a sua família um lugar nesta peregrinação, um segredo sobre sua filha caçula, Zoe (Alana Mansour), de 5 anos, colocará em perigo seu lugar nesta utopia.
Assim que os Shannon chegam a Terra Nova, logo são advertidos pelo comandante Taylor (Stephen Lang), pioneiro da primeira leva de colonizadores, que o local guarda perigos mortais. Apesar do céu azul, do verde deslumbrante e do ar puro, Terra Nova é uma comunidade cercada por dinossauros mortais - o episódio piloto mostrou o carnotauro e uma criatura denominada "slasher", bem como animais vegetarianos.
Aliás, o episódio piloto estabeleceu algumas perguntas que devem permear toda a série, como algumas pinturas de formas geométricas que Josh descobre existir nas pedras de uma cachoeira e a existência de uma segunda colônia, formada por dissidentes de Terra Nova, chamados de Os Sextos. Pensou em Lost? A impressão que se tem é a tentativa de se criar uma mitologia tão rica como a que havia na série de J. J. Abrams, com habitantes misteriosos - os Sextos são como os Outros - e mensagens misteriosas.
O ponto alto do piloto encontra-se no núcleo familiar dos Shannon, com Jim tentando recuperar o tempo que perdeu enquanto estava preso. Já os efeitos especiais com os dinossauros criados em CGI, que seria aquilo que os espectadores mais aguardavam, ficaram (muito) a desejar. A impressão que se tem é que os produtores fizeram tudo apressadamente e o resultado é aparente: dinossauros malfeitos, mesmo quando colocados em boas cenas de ação, como a que mostra o ataque dos slashers a um grupo de adolescentes que resolveram se divertir fora das cercas de Terra Nova.
Apesar desses defeitos, dá para entender que Terra Nova, mesmo com todo o hype, ainda é televisão e não cinema. E como série de TV, que precisa estabelecer o interesse do espectador para que este prossiga acompanhando o programa, a atração é bem sucedida. Terra Nova é interessante o suficiente para que quem viu uma vez queira continuar assistindo.

Terra Nova é exibido todas as segundas-feiras, às 22:00, no canal FOX.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails