Atração Perigosa

Marcadores: , , , , , ,

Ben Affleck segue mostrando seu talento como cineasta

Se como ator Ben Affleck não tem se saído muito bem, com escolhas duvidosas e fracassos retumbantes de crítica e público, como diretor ele tem demonstrado uma consistência pouco vista em Hollywood. Medo da Verdade, de 2007, recebeu críticas entusiasmadas, com sua trama misteriosa e tensa, apesar de não ter atraído o público aos cinemas. Mas com Atração Perigosa (The Town, 2010) Affleck provou que não é cineasta de um filme só. Com uma história envolvente que mistura filmes de assalto com romance e drama de gângster, o astro está em seu ambiente verdadeiro: a cadeira de diretor. Embora tenha sido premiado com o Oscar de Roteiro Original por Gênio Indomável (1997), Affleck ainda se mostrava um astro inconstante, alternando bons e péssimos momentos. Basta lembrar de bombas como Contato de Risco, no qual contracenou com sua então namorada Jennifer Lopez, e quase destruiu sua carreira, tornando-se motivo para piada na Capital do Cinema.
O que pesa a favor de Affleck em Atração Perigosa é a força de seu roteiro. Baseado no romance de Chuck Hogan, Prince of Thieves, o filme conta a história de uma quadrilha especializada em assaltos a bancos e carros-fortes que durante um trabalho leva como refém a gerente de um banco, Claire (Rebecca Hall). Eles a deixam em uma praia, mas depois Doug (Affleck) precisa vigiá-la, pois descobre que ela é moradora do mesmo bairro da quadrilha. Ele acaba envolvendo-se com Claire, que está traumatizada pela situação que experimentou. O envolvimento entre os dois é inevitável, e é notável a transformação pela qual ele passa simplesmente por ter encontrado uma razão para mudar. É claro que nada será fácil para os dois e a trama faz questão de aumentar a tensão até o último assalto da quadrilha, no qual sangue será derramado.
O filme é um retrato de Charlestown, bairro de Boston conhecido como a capital americana de assaltos a banco, onde famílias inteiras vivem do "ofício". Boston é a terra de Affleck, que já a retratou em Medo da Verdade; os filmes do ator/diretor têm sido construídos de modo a mostrar sua cidade, mas nunca de modo elogioso, ufanista. Os bairros que Affleck mostra são filmados de maneira realista, sem maquiagem. Alguns dos  membros do elenco de Atração Perigosa são moradores locais, atores não-profissionais, o que contribui para a veracidade da história contada.
Por tudo isso Atração Perigosa é um filme inteligente e envolvente. Chama a atenção também a atuação de Jeremy Renner (Guerra ao Terror), como James Coughlin, membro da quadrilha de Doug, cujo temperamento explosivo leva toda a gangue a consequências trágicas.

Em tempo: o filme já foi lançado em DVD e Blu-Ray, e encontra-se sendo exibido na TV paga, pela HBO.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails