Os 10 melhores filmes de 2011 segundo a Sight & Sound

Marcadores: , ,

A prestigiada revista britânica Sight & Sound divulgou sua lista de melhores filmes do ano. Como toda lista, há controvérsias nas escolhas. Uma característica marcante da lista é a presença de vários filmes não-americanos. Veja a lista e tire suas conclusões. As minhas estão logo abaixo.



1. A Árvore da Vida (The Tree of Life, de Terence Malick, EUA)

2. A Separação (Jodadeiye Nader az Simin, de Asgar Farhadi, Irã)

3. O Garoto de Bicicleta (Le gamin au vélo, de Jean-Pierre & Luc Dardenne, Bélgica/França/Itália)

4. Melancolia (Melancholia, de Lars von Trier, Dinamarca/Suécia/França/Alemanha/Itália)

5. The Artist (de Michel Hazanavicius, França)

6. Once Upon a Time in Anatolia (Bir Zamanlar, Anadolu'da, de Nuri Bilge Ceylan, Turquia/Bósnia e Herzegovina)

7. O Cavalo de Turim (A torinói ló, de Bela Tarr, Hungria/Suíça/Alemanha/França/EUA)

8. Temos de Falar Sobre Kevin (We Need to Talk About Kevin, de Lynne Ramsay, Inglaterra/EUA)

9. Le Quattro Volte (de Michelangelo Frammartino, Itália/Alemanha/Suíça)

10. Isto não é um filme (In film nist, de Jafar Panahi, Irã) e O Espião que Sabia Demais (Tinker Tailor Soldier Spy, de Tomas Alfredson, Inglaterra/França/Alemanha)

Os filmes nas posições 6, 7 e 9, devo confessar que ouvi falar agora, lendo a lista. Quanto a O Garoto de Bicicleta, já vi e escreverei minha resenha em breve, mas já posso adiantar que é um bom filme com ressalvas. Temos de Falar Sobre Kevin devo assistir esta semana, e aguardo ansiosamente, assim A Separação, filme do qual só tenho boas recomendações. 
The Artist é um desses filmes que surgem uma vez na vida da gente e causam uma vontade louca de assistir. Primeiro porque trata-se de um filme mudo em pleno século XXI, depois por ter sido aclamado em quase todas as listas de melhores do ano. Ainda não vi, mas mal posso esperar!
O filme de Lars von Trier, Melancolia, também não assisti, mas estou esperando o momento certo. Não é fácil ver filmes do diretor sueco amalucado, genial para uns, fraude para outros.
Quanto à posição de A Árvore da Vida como melhor filme do ano não é de admirar, visto ser o filme de Terence Malick o queridinho da crítica em todo o mundo. Já expus minha opinião sobre este filme, mas admito que preciso vê-lo novamente para poder captar melhor nuances que certamente deixei escapar. Ninguém entenderá este filme completamente na primeira sessão. A questão é: merece estar no topo da lista? Por várias razões, considero ser este um dos 10 melhores filmes do ano, mas nº 1? Fica a questão.

0 Comente aqui!:

Posts relacionados

Related Posts with Thumbnails